Reforço com fibra de carbono

A fibra de carbono é um sistema com a finalidade de promover reforço estrutural. Em síntese, ela é composta por dois elementos: as fibras de carbono, com a função de absorver as tensões, bem como pela base de polímeros, cujo objetivo é manter uma coesão entre as fibras, permitindo, assim, a absorção dos esforços solicitantes.

Um reforço com fibra de carbono pode ser solicitado em diversos casos, dentre os quais estão:

  • Adaptação dos elementos estruturais a novas cargas solicitantes, quando há modificação da função previamente projetada. Um exemplo é um local que, inicialmente projetado para ser um escritório, passa a ser uma biblioteca, recebendo, desta forma, maiores cargas do que as previstas inicialmente;
  • Absorção de vibrações, seja para reforço sísmico ou até mesmo vibrações causadas pela movimentação e acomodação do terreno em que o empreendimento está inserido;
  • Reparação de defeitos da estrutura, sendo eles causados por erro de execução/ planejamento; ou também defeitos causados por acidentes com fogos, explosões e impactos e pelo tempo de uso.

Um dos clientes da Intech Engenharia e Inovação solicitou um reforço com fibra de carbono em seu empreendimento, a fim de aumentar a resistência de vigas e lajes. O pedido ocorreu devido a necessidade de realizar cortes nas lajes para passar tubulações de ar condicionado, bem como aumentar a capacidade de carga das estruturas. Nas imagens, pode ser visto o antes e depois de uma viga que passou pelo processo de reforço, assim como o resultado final do reforço na laje.

Reforço com fibra de carbono
Antes e depois do reforço com fibra de carbono em vigas

Reforço com fibra de carbonoReforço com fibra de carbono em lajes

O reforço com fibra de carbono possui diversas vantagens e, a título de exemplo, tem-se:

  • Ser uma técnica rápida e de eficaz aplicação;
  • Gerar alterações mínimas às dimensões da estrutura, em razão da sua pequena espessura;
  • Não aumentar significativamente a carga do sistema em que é aplicada, devido ao baixo peso específico do material;
  • Possuir resistência à corrosão;
  • Apresentar maleabilidade, o que facilita a sua manipulação e aplicação.

Saiba mais em: Reforço com fibra de carbono

Escreva um comentário