GEOTECNIA

SOLO GRAMPEADO

Solo Grampeado para contenção de encostas ou taludes

Solo grampeado é uma técnica que utilizamos para conter encostas ou taludes em corte. Uma vez que com a introdução de grampos, em uma malha de ferro. Assim, previamente calculada e definida em projeto, levando em consideração a altura e a inclinação do talude. Injetada e ancorada com calda de cimento, com o objetivo de estabilizar o maciço instável. Revestimento em concreto projetado e tela de aço.

A princípio executamos os furos com o auxílio da perfuratriz. Introduzimos os grampos e em seguida são envolvidos com uma calda de cimento ao longo do seu comprimento. A distribuição dos grampos, dependem da geometria do talude, das propriedades do solo e das características mecânicas dos próprios grampos. Especificados e detalhados em projetos.

Ao introduzirmos os grampos e injetarmos a calda de cimento, reduzimos a possibilidade de desplacamento e posterior instabilidade do maciço. Fazendo com que se comporte como um bloco de rocha único.

Executamos a obra de solo grampeado, em sistema de camadas, divididas em trechos. Que geralmente inclui: a escavação, instalação da primeira linha de grampos e proteção da face do talude. Repetimos o processo até a cota especificada.

Solo Grampeado Verde, contenção com aspecto de talude natural

Solo Grampeado Verde, é uma técnica que utilizamos quando a inclinação do talude. Assim como, o acabamento desejado permite o desenvolvimento das gramíneas. É um método de estabilização que dá a solução, um aspecto de talude natural.

Para a solução executamos perfurações no solo para instalação de barras de aço, chumbadores ou grampos, com mangueiras especiais de injeção. Em seguida, fazemos a injeção de calda de cimento sob pressão, de forma setorizada. Resultando em uma melhoria das condições de estabilidade do terreno.

As camadas superficiais estão susceptíveis a instabilidades, sejam causadas pela ruptura superficial ou por processos erosivos. Para solucionar esse problema, podemos utilizar: geomantas, biomantas, mantas ou hidromantas. Para proteger superficialmente o talude, e servirem de abrigo para as sementes durante o crescimento da vegetação.

Têm Alguma Dúvida?