Case de obra – Solo Grampeado e Concreto Projetado

Serviço de recuperação de Talude

Neste Case de Obra falar-se-á sobre o trabalho executado em um talude próximo a uma rodovia. No presente estudo foram utilizadas as técnicas de Solo Grampeado e posterior projeção de concreto como acabamento final. A fim de se promover estabilidade ao talude.

Primeiramente, foi realizada a limpeza e acerto manual de todo o talude. Com o objetivo de retirar blocos de rochas soltas ou instáveis, além de material orgânico – como as gramíneas. Tal processo tem, por finalidade, facilitar a correta locação dos furos. E que serão realizados de acordo com o especificado em projeto, em seguida, inicia-se a técnica de solo grampeado.

estabilidade ao talude 01

Locação dos furos, para posterior uso da Perfuratriz

Para isso, é feita a locação dos pontos conforme planejado. E posteriormente, realizam-se as perfurações com a perfuratriz, para a execução dos chumbadores. Neste case, os furos no solo foram realizados com inclinação de 15° e diâmetro de 75 mm. Por processo rotopercussivo ou rotativo, conforme exigido em projeto.

estabilidade ao talude 02

Perfuratriz realizando os furos, para posterior aplicação dos grampos

Os grampos utilizados no processo tiveram cobertura anticorrosiva e acessórios centralizadores. Após a execução dos furos, os grampos/chumbadores foram inseridos nos mesmos. E, em seguida, realizou-se a injeção de calda de cimento, com proporção de água e cimento de 0,5.

A calda de cimento, por sua vez, consiste na mistura de água e cimento (a qual foi realizada anteriormente). Com auxílio de equipamento: turbo misturador horizontal – na proporção solicitada. Tal processo consiste na injeção da mistura através de hastes acopladas ao tubo de injeção. E pressurizada por bomba de injeção de natas e argamassas.

Neste procedimento, controlou-se a pressão e a vazão da calda de cimento utilizando o manômetro. Utilizado para medição da pressão, e baldes graduados para aferição do volume. Esse processo foi realizado de forma contínua até o preenchimento por completo dos chumbadores.

Após todos os grampos inseridos e injetados com a calda de cimento, prosseguiu-se à próxima etapa: projeção de concreto. A qual é ideal para lugares com difícil acesso e com grande extensão de área. Principalmente quando a forma tradicional, é inviável devido à exigência de projeto. A projeção de concreto é rápida, trazendo maior segurança e estabilidade ao talude, uma vez que possui consistência pastosa. Lançado através de um sistema de ar comprimido, a projeção forma uma camada sobre a superfície que deseja tratamento.

Estabilidade ao talude

Essa técnica pode ser utilizada de duas formas: a via úmida e a via seca. Cada um desses métodos possui características dos materiais e equipamentos próprios.

Neste Case de Obra, optou-se pela a utilização da via úmida. Pois, suas características adaptaram mais ao resultado esperado e tempo de execução. A projeção de concreto por via úmida confere um menor desperdício e maior agilidade no seu lançamento. Mais econômico se comparado à via seca, e com maior agilidade.

Outras vantagens na utilização da via úmida são: menor exigência de equipamentos no local de trabalho (mesmos equipamentos). Possibilidade de misturar o concretovia usina. No qual, garantem maior confiança no resultado final do concreto, principalmente em relação a sua resistência.

Além disso, possui acabamento mais homogêneo, trazendo aspecto estético. E, também, possibilita uma menor formação de poeiras, garantindo um ambiente de trabalho mais limpo e de qualidade.

A aplicação do concreto foi realizada através de movimentos contínuos, dirigidos à superfície a ser tratada, ortogonalmente. Através de distâncias que variavam entre 0,5m a 1,0m, as projeções foram realizadas em etapas. De acordo com o exigido no projeto, para colocação de telas nos intervalos das projeções.

O jateamento realizado no talude respeitou a espessura indicada no planejamento. Por meio de bomba projetora de acionamento pneumático e elétrico. Entre as camadas de concreto, realizou-se a aplicação de tela metálica soldada tipo Gerdau Q196. Fixada no paramento por meio de grampos com diâmetro de 16mm, que foram cravados no talude por percussão.

estabilidade ao talude 03

Projeção de concreto, após a colocação das telas.

Em seguida, após a finalização de todas as etapas necessárias para a conclusão da projeção de concreto, foi realizada a cura do concreto. Esta, por conseguinte, se faz necessária devido à grande exposição atmosférica. Principalmente com a incidência solar e de ventos. Os quais fazem com que a água presente no concreto evapore rapidamente – ocasionando fissuras no concreto. Sendo assim, foram tomados cuidados especiais na umidificação do concreto.

Em todas as obras de Solo Grampeado são necessárias à instalação de drenos. Estes são responsáveis por retirar a água que percolam nos taludes, diminuindo os esforços na estrutura. No projeto, especificou-se a instalação de barbacãs. Para tanto, foram realizado os furos das cavidades, posteriormente preenchidos com material arenoso e instalação de tubo PVC. Que foram revestidos com manta geotêxtil ou tela de nylon. Além das instalações de Drenos Horizontais Profundos (DHP).

Escreva um comentário