Case de Obra – Injeção de Calda de Cimento em Tirantes

Re-injeção de calda de cimento em tirantes que não suportaram a carga de trabalho.

Os tirantes são elementos que resistem à tração, transmitindo esforços entre suas extremidades ao serem introduzidas nas perfurações no solo. Para uma melhor contenção do talude, de acordo com especificação de projeto. São realizados vários tirantes, formando uma cortina atirantada.

Consiste em uma metodologia de contenção.
Formando-se uma cortina. Podendo ser de concreto, moldado em loco ou projetado com tirantes. Como processo: a perfuração, aplicação, injeção e protensão.


Cortina Atirantada
Cortina Atirantada

Ao fim do processo de contenção. E no decorrer do seu tempo de vida útil, é de praxe a realização de vários ensaios. Que tem como fundamento avaliar, se todos os parâmetros estão de acordo com o projeto. Principalmente, os testes de verificação de carga.

No Case de obra, a cortina atirantada já estava pronta. E foi necessária a realização de testes de verificação de carga. No qual, deseja saber se a carga de trabalho projetada está correta. O teste é executado quando se observa alguma anomalia. Como, movimentação do paramento de concreto e/ou fissuras na cabeça de proteção dos tirantes.

Para a realização do teste, primeiramente é retirada a cabeça de proteção com o auxílio de ferramentas. Instalação da mesa de protensão. E juntamente com o conjunto: macaco, bomba hidráulica de dupla ação, no grau de inclinação de projeto.

Tirantes
Tirantes, depois de retirada da cabeça de proteção

As cargas vão sendo aplicadas gradativamente. A carga aplicada na cabeça do tirante é transmitida ao interior do maciço pelo bulbo de ancoragem. As forças aplicadas devem ser no mesmo grau de inclinação do eixo do tirante. E ao longo de todo o ensaio, até a porca que prende o tirante se afrouxar.

As forças são aplicadas, e ocorre a aferição do alongamento das barras. Esse processo é realizado de forma que, se aplica a carga e mede o alongamento. É necessário aguardar 10 minutos para a repetição do processo. Essa aferição é realizada como exemplificado na imagem a seguir:

medicao
Medição do alongamento da barra do tirante

Concomitante ás anotações das medições do alongamento da barra. Temos como equipamento os manômetros, que medem a pressão do macaco hidráulico que estamos realizando o teste.

Os dados que o manômetro oferece, são lançados para Softwaresque geram gráficos de força x alongamento. Cabendo ao responsável analisar e informar ao projetista responsável pelo projeto.

Com os resultados, o Engenheiro responsável tem as opções de re-injeção de calda de cimento ou execução de reforços com novos tirantes. Para a primeira opção, é necessário que o tirante colocado permita re-injeção. Ou seja, permita injeções adicionais após sua instalação.

No caso da obra estudada, com os resultados obtidos se optou pela re-injeção da calda de cimento. Este, com fator de proporção água e cimento de 0,5. Após a cura da calda de cimento re-injetado executamos novamente a pretensão dos tirantes existentes.

Em casos em que mesmo após as re-injeções, os tirantes não suportaram a carga de trabalho. Cabe ao projetista analisar e propor uma solução adequada para não sobrecarregar a cortina como um todo. E podendo até ser executado novos tirantes de reforço.

Tags:

Escreva um comentário