Bolsacreto para proteção de margens

Estabilização e contenção de margens com sistema Bolsacreto:

As instabilidades das margens são consequências das ações hidráulicas, recorrentes de ondas e correntes derivadas de ventos ou por movimento de embarcações. No entanto, existem meios e tecnologias para deter as erosões do solo, marítima e fluvial.

Um sistema construtivo que tem se mostrado muito eficaz para tal finalidade é o Bolsacreto, o qual é usado para proteção de margens, estabilização de encostas, canalização de córregos, construção de barragens e outros.

Primeiramente o diferencial do Bolsacreto está no material que envolve a massa de moldagem, sendo ele composto por Geoformas Têxteis que possui um sistema exclusivo de microfiltragem “unifluxo”.

As Geoformas Têxteis são desenvolvidas com tecido de fios de ligações poliméricas, com fios de alta tração, retorcidos e fibrilizados. Este sistema não permite a entrada de água de fora para dentro e ainda drena o excesso de água do microconcreto e da argamassa.

Acima de tudo, este sistema garante a resistência mecânica e a qualidade da massa de moldagem, definida no projeto.

O Bolsacreto é moldado “in loco” e pode ser executado também submerso, não necessita de ensecadeiras, desvios nos cursos d’água e de bombeamentos. Em vista disso, é um sistema muito requisitado principalmente para obras submersas.

Bolsacreto

Moldagem do sistema construtivo Bolsacreto

Inegavelmente a tecnologia do Bolsacreto é a mesma aplicada no Colchacreto, distinguindo apenas em suas dimensões e área de abrangência. Isso ocorre  pois o Colchacreto geralmente é extenso e pode ser usado inclusive como base para acomodação do Bolsacreto. Como resultado, o sistema Colchacreto é dividido em dois tipos, podendo ser flexível para os solos de baixo valor de suporte, ou apresentando características rígidas para assentamento em solos de boa estabilidade.

Bolsacreto

Estruturação do sistema Colchacreto

Dimensões do Bolsacreto

Surpeendentemente esses revestimentos são preenchidos com microconcreto usinado; argamassa de cimento e areia; argamassa mista de areia, solo de boa coesão e cimento; ou solo-cimento injetável. E para o preenchimento é usado bomba especial, portátil e mangotes de recalque de 50mm.

Logo após serem preenchidos corretamente, o material é assentado ao longo da margem de forma organizada. Lembrando que as dimensões do Bolsacreto e do Colchacreto devem ser proporcionais ao movimento causado pela correnteza. Isso acontece quando instalados em meios aquáticos, de forma a evitar a erosão do solo de apoio.

Certamente o sistema Bolsacreto se enquadra nos revestimentos flexíveis e rígidos, e de enrocamento sintético, podendo ser empregado também em obras transversais como os espigões, por exemplo.

Veja abaixo um exemplo do sistema mencionado, em um muro de arrimo para proteção de um emissário submarino:

Bolsacreto

Antes do emprego do sistema Bolsacreto e Colchacreto

Bolsacreto

Após a implantação dos sistemas construtivos Bolsacreto e Colchacreto

Consequentemente, este sistema construtivo tem ganhado grande destaque no mercado, devido a sua simplicidade e rápida instalação. Além disso, tem preço mais baixo se comparado à outras tecnologias disponíveis, avaliando por preço global e não unitariamente.

SAIBA MAIS:
SISTEMA CONSTRUTIVO BOLSACRETO

bolsacreto
Parceiro autorizado para o
Estado 
de Minas Gerais

Tags:

Escreva um comentário