Reforço com Fibra de Carbono: Resistência, Inovação e Tecnologia

No Reforço com Fibra de Carbono, são utilizadas fibras sintéticas caracterizadas por uma elevada resistência mecânica e rigidez, elevado módulo de elasticidade e baixa massa específica. Este material é resultado de um tratamento térmico, apresentando seus átomos de carbono perfeitamente alinhados ao longo da fibra precursora. O alinhamento característico do processo garante a elevada resistência mecânica do material e faz com que ele ganhe cada vez mais espaço no mercado da construção civil.

Reforço com Fibra de Carbono

Aplicação de Fibra de Carbono em viga
(Exemplo Reforço com Fibra de Carbono)

Inicialmente desenvolvidas na década de 60 por pesquisas realizadas pelo Japão, Estados Unidos e Inglaterra, elas foram ganhando cada vez mais mercado, sendo utilizadas amplamente pela indústria aeroespacial, automobilística e naval. Só duas décadas depois foram descobertas como função estrutural para o reforço de pilares submetidos a ações sísmicas, apresentando assim um excelente resultado quando aplicadas. Suas características que mais se destacaram foram a alta resistência, baixa densidade, estabilidade térmica e baixa suscetibilidade a ataques químicos e a processos de corrosão.

O reforço com fibra de carbono é uma tecnologia tão inovadora que uma tira com 0,16 milímetros de espessura, pesando menos que 300 g/m² possui uma resistência à flexão semelhante a uma chapa de aço com 5 milímetros de espessura. Com uma menor área e um menor peso especifico, a fibra de carbono garante uma maior resistência da estrutura.

  Reforço com Fibra de Carbono
Aplicação de Fibra de Carbono para reforço em edifício ainda em construção
(Exemplo Reforço com Fibra de Carbono)

Reforço com Fibra de Carbono

Atualmente as fibras de carbono são os materiais mais indicados para o reforço de estruturas de concreto armado (Reforço com Fibra de Carbono),  pois apresentam alto desempenho mecânico, com um aumento na seção transversal original praticamente desprezível e tempo de execução reduzido. Elas são aplicadas utilizando uma resina epóxi de alto desempenho para sua fixação e estabilidade. Desta forma as patologias do concreto podem ser reparadas sem a necessidade da substituição da peça através de um sistema de reforço estrutural inovador.

Autor: Bruna Sant’Ana

O principal objetivo do reforço em estrutura de concreto armado é restabelecer as condições da estrutura de suportar o carregamento a ela solicitada, ou seja, a sua capacidade portante.

Saiba mais sobre Reforço de Fibra de Carbono aqui

Matéria no Site da Téchne sobre Reforço com Fibra de Carbono